sábado, 28 de junho de 2008

R.I.P. MICHAEL TURNER.

MICHAEL TURNER. (Michael Layne Turner. Crossville/Tennessee. 21/04/1971 – 27/06/2008).
Foi com grande pesar que vi no blog do Crucios (Ekos World – o nome constitui uma homenagem por si só) que o Michael tinha perdido a sua já longa luta contra o pesadelo do Cancro. Estava eu a preparar há vários dias um outro post, mas achei que devia adiá-lo e prestar aqui a minha muito sentida homenagem a um dos meus preferidos autores e artistas de Comics.
O Michael foi descoberto pelo grande Marc Silvestri numa convenção, tendo desde logo sido contratado por este para a Top Cow como um dos artistas responsáveis pelas ilustrações cenográficas. Pouco tempo depois ajudou a criar o personagem “Witchblade”. Em 1998 lançou a sua absolutamente fantástica série “Fathom” e mais tarde “Soulfire”.

O Michael era uma força da vida; para além de ser um grande autor/artista, ocupava o seu tempo como praticante e instrutor de artes marciais; era praticante de esqui-aquático, que lhe valeu vários prémios em competições; era também um amante e ávido jogador de videojogos.
Em 2002 criou a sua própria chancela, Aspen MLT inc., e foi logo incapacitado de publicar as suas histórias pelo período de um ano devido a uma acção de tribunal imposta pela Top Cow relativa aos direitos das séries “Fathom”, “Dragonfly” (nome original da série “Soulfire”) e “Ekos”; esta disputa foi resolvida por mutuo acordo fora da barra do tribunal em 2003. Foi o artista responsável pelas capas de vários títulos da DC, das quais destaco Identity Crisis; foi co-autor e artista do arco “Godfall”.
Em 2005, na Marvel, foi mais tarde o artista responsável pelas capas alternativas da série “Civil War” e também da série “Wolverine: Origins”. Infelizmente não o conseguiremos ver na série “Ultimate Wolverine” e também na relegada – em prol da "Soulfire", por votação apertada dos leitores – “Ekos” com o seu herói, Grell.
A sua lamentável e corajosa batalha pessoal contra o cancro começou em Março do ano 2000 quando lhe foi diagnosticado um condrossarcoma (lesão cartilaginosa maligna) na pélvis do lado direito. Foi tratado no Centro Médico da Universidade da Califórnia, Los Angels, submetido a uma excisão cirúrgica radical que lhe retirou por completo a sua anca, quase metade da pélvis e cerca de um quilo e meio de osso, seguida de nove meses de complicada radioterapia. Ao fim de 8 anos não resistiu e foi malogradamente ceifado pelo algoz cancro na cama que ocupava no Hospital de Santa Mónica às 10h42m (hora do Pacífico), perto do seu estúdio na Marina d’El Rey.
Este é um elogio curto para a sua bela obra, mas aqui fica um muito obrigado pela tua imaginação e pelo teu génio artístico.

10 comentários:

crucios disse...

vou mesmo sentir a falta dele... vê lá que anteontem tinha recebido a minha encomenda da CC e vinha com o Ekos autografado por ele...o meu primeiro autografo dele :(

refemdabd disse...

Acredita! Tudo o que dele vinha era sinónimo de garantida satisfação.Tenho quase tudo dele, assinados tenho vários, inclusivé o Fathom vol.1 integral limitado a 500 exemplares.

Anónimo disse...

Fiquei a saber do falecimento dele ontem à noite por uma postagem no site onde sou moderador...
O ano passado foi o Weiringo e este ano o Turner...
Os bons partem sempre cedo demais.
Vai fazer falta a arte deles. :-(

Nuno Amado disse...

Pena ... eu tenho encomendado dele o Soulfire HC Vol.1
Descanse em paz!
Os desenhadores andam a morrer muito cedo :|

Loot disse...

A nona arte ficou mais pobre :(

João Rosa disse...

É sem dúvida uma grande perda. Que descanse em paz :(

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
refemdabd disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.