sexta-feira, 22 de agosto de 2008

LANÇAMENTOS BD DA ASA PARA SETEMBRO

Não acredito que tenha sido o único, mas fiquei bastante surpreendido quando fui à caixa de e-mail deste blog e vi que tinha recebido uma mensagem da ASA com a divulgação dos próximos lançamentos desta em BD. Não sou apologista de fazer publicidade (gratuita, isto é), pois todos os posts aqui colocados são de autores, artistas e livros que já li e, na esmagadora maioria, possuo. Mas como neste caso são de manifesto interesse geral, porque serão lançamentos para breve, vou aqui inclui-los.

Claro que não posso deixar de dizer que estou muito desapontado com a ASA. Se pensavam que ir-me-ia limitar a colocar os próximos lançamentos, pois temos pena! Quando me fez acreditar que o panorama da BD em Portugal iria sorrir para todos os bedéfilos, fez exactamente o contrário. Sinto em relação à ASA como alguém se sentiria se tivesse entregue confiança e esperança e acabou traído depois de lhe terem prometido mundos e fundos (mas não sou rancoroso - pelo menos, não muito - portanto ainda se podem redimir). Desde séries que foram adquiridas qual garganeiro que as açambarcou e em cima delas se sentou, a séries que ficaram na prateleira com desculpas muito pouco credíveis quanto a não serem digitalizadas e ser muito difícil encontrar quem trabalhe com fotolitos (sempre pensei que a ASA tivesse uma tipografia!), a edições de qualidade e interesse bedéfilo perfeitamente absurdas e finalmente a outras desculpas relacionadas com contratos pendentes para a publicação do titulo da série Valérian que faltou editar em Português (que estariam pendentes devido à falência da Meribérica…?!). Agora creio que se vão atrever e explorar novas áreas da BD – pelo que vejo – e acredito que não optaram pelos melhores títulos de Manga; mas não me posso pronunciar muito, pois não domino actualmente o imenso universo Manga, deixarei isso para os eventuais comentadores; ao mesmo tempo, espero estar enganado e que tenham muito sucesso, sinceramente. Dois títulos Shouju (para miudinhas) e um Shounen (para miúdos e muito jovens adolescentes). Não percebo como é que chegaram a esta fórmula! Será que fizeram um estudo sério ao mercado Português e suas preferências? Ou será que apenas pensaram que os miúdos vão todos a correr comprar estas mangas porque noutros países (alguns) são um fenómeno? Se se vendem Astérix, Lucky Luke e Marsupilami para os mais jovens é porque são os Pais destas que os compram e porque são uma coisa segura (os Pais já os leram e lembram-se que gostaram muito) que não requer muita imaginação de quem compra e fica relativamente em conta. Não sei se os Pais terão imaginação, ou vontade, para adquirirem mangas para os filhos e também para os filhos dos outros. Faltam Seinen e Josei, já para não falar em Hentai que apesar de mais escabroso teriam de certeza muitos adeptos. Talvez aqui tivessem mais sucesso imediato. Se estão a tentar “educar” uma nova geração, então boa-sorte.
Já agora, quero agradecer (sem qualquer tipo de ironia) a quem me enviou o e-mail, pois evidencia uma preocupação, por parte de quem o fez, em divulgar o trabalho da Editora: o site e respectivas news letters continuam a ser uma bela trapalhada. Um follow-up das séries que começaram a publicar e nunca mais tiveram continuação também era muito bem-vindo, ainda mais quando começam a publicar séries de longa duração (será que têm credibilidade para lhes vermos continuação?!).

Vejamos, então, os próximos lançamentos previstos para o Mês de Setembro, dos quais destaco, pessoalmente, o novo álbum do Miguelanxo Prado, autor que tem uma veia especial para captar mundaneidades e levá-las ao rubro do cúmulo e absurdo (este autor tem, para mim, um dos melhores trabalhos que eu até hoje li: Fragmentos da Enciclopédia Délfica).


WARCRAFT 1 TRILOGIA DO POÇO DO SOL
Warcraft, a Trilogia do Poço do Sol, relata as aventuras de kalec, um dragão azul que assumiu a forma humana para investigar um poder misterioso, e de Anveena, uma bela rapariga que guarda um segredo de encantamento…Recriando o mundo de Azeroth, trata-se de uma aventura inspirada no célebre jogo em que dragões, Orcs, Elfos e Mortos-vivos se enfrentam numa saga original e inédita.
Richard A. Knaak, Argumentista.Chicago 1961. Além do seu trabalho em Warcraft: A Trilogia do Poço do Sol e Ragnarok, Richard A. Knaak é autor de 27 romances fantásticos do NY Times e de mais de uma dúzia de contos, incluindo “The Legend of Huma” e “Night of Blood” para a Dragonlance, e The Demon Soul para Warcraft. Escreveu também a popular série Dragonrealm e várias obras independentes. O seu trabalho foi publicado em várias línguas e, recentemente, em russo, turco, búlgaro, chinês, checo, alemão e espanhol.
Kim Jae-Hwan, Desenhador. Jae-Hwan Kim nasceu na Coreia, em 1971. Os seus mais conhecidos trabalhos de Manga incluem Rainbow, Combat Metal HeMoSoo e King of Hell (cujo título, na Coreia, é Majeh), uma série que continua a ser publicada na TOKYOPOP. Actualmente, Jae-Hwan Kim vive e trabalha na Tailândia.
Autores: Richard A. Knaak e Kim Jae-Hwan
Colecção: Shounen
Páginas: 168
Preço: 7,50 Euros



DRAMACON 1
Quando Christie, uma escritora desconhecida assiste ao seu primeiro festival de anime, vê nisso a oportunidade de promover a Manga que tinha realizado com o seu namorado, desenhador. Mas quando inesperadamente se interessa por um misterioso cosplayer, a história complica-se. O que fazer quando nos apaixonamos por alguém que, em breve, estará a milhas de distância?! Svetlana Chmakova, dá-nos uma perspectiva pitoresca e romântica dos bastidores de um festival de anime – onde, por vezes, duas pessoas podem ser uma multidão!
Svetlana Chmakova nasceu e cresceu na Rússia. Mudou-se para o Canadá quando tinha 16 anos. Sem grande preocupação, frequentou o Sheridan College tendo, mesmo assim, obtido o diploma do curso de Animação Clássica de três anos (Sim, continua à espera de que eles descubram que cometeram um erro e que lho retirem). Actualmente, Svetlana é uma autora independente cujos trabalhos, na sua maioria, nada têm a ver com animação. Ela suspeita que isso se deva ao facto de agora a sua alma pertencer à BD. Svetlana desenhou livros de “como fazer Manga”, manuais de RPG, criou brinquedos, divertimentos, ilustrações e capas para livros. Actualmente, trabalha em dois comics online, do género da Manga: Chasing Rainbows e Night Silver, lançou recentemente na famosa Yen Plus a série Night School, que é do tipo Buffy the Vampire Slayer e Harry Potter, foi recebida com grande efusão por parte dos fans e adivinha-se como um enorme e continuado sucesso. Os passatempos favoritos são: dormir, ler mais BD do que é aconselhável para a carteira e lutar com o gato da família pela ocupação da cadeira. Para descobrir mais, por favor, visite o site: http://www.svetlania.com/.
Autora: Svetlana Chmakova
Colecção: Shoujo
Páginas: 184
Preço: 7,50 Euros



A PRINCESA E O PÊSSEGO
Amanda tem nove anos e é uma menina solitária que deseja desesperadamente um animal de estimação. Quando escolhe um furão e lhe chama Pêssego, Amanda consegue uma coisa que mais ninguém tem na escola! Há apenas duas regras: Amanda tem de cuidar da Pêssego e a Pêssego não pode morder-lhe nunca! Quando a pedante Pêssego vê a mão da Amanda – um monstro de cinco cabeças aos olhos de um minúsculo furão com complexo de princesa – morde para se defender! O que fará Amanda?
Autores: Lindsay Cibos e Jared Hodges
Colecção: Shoujo
Páginas: 160
Preço: 7,50 Euros




DE PROFUNDIS
Era uma vez uma casa no meio do Mar. A casa tinha uma torre voltada a poente, uma escadaria que se estendia pela água adentro e, a Levante, uma árvore que floria entre Março e Abril.
Nessa casa viviam, apaixonados, uma mulher que tocava violoncelo e um pintor fascinado pelo Mar e pelas suas criaturas, pelos segredos que as suas profundezas guardavam, pelos seres magníficos que na sua imaginação o povoavam e pelas margens das terras longínquas do outro lado do mundo às quais, se se descortinasse o rumo, as suas águas podiam conduzir.
Miguelanxo Prado Argumentista, Desenhador. Espanha, 1958.Estudou arquitectura e antes de se votar à BD dedicou-se à pintura e à escrita. Revelação da BD espanhola em 1988 com o seu primeiro álbum Mundo Cão, a sua carreira tem sido recheada de sucessos. Em 1993 publica o álbum Traço de Giz, que recebeu o prémio dos livreiros BD 93, o Alph-art do melhor álbum estrangeiro de Angoulême e o prémio especial do Festival de Sierre em 1994.Em 1995 estreia-se na BD infantil com a adaptação da célebre obra de Prokofiev (1936) “Pedro e o Lobo”.Da sua versátil carreira fazem parte outras obras notáveis como Fragmentos da Enciclopédia Délfica, Stratos, Crónicas Incongruentes, Quotidiano Delirante (3 volumes) e Tangências.
Autor: Miguelanxo Prado
Páginas: 96
Preço: 19 Euros

19 comentários:

Nuno Neves disse...

Só entendo esta mensagem da ASA sobre a pobreza dos lançamentos previstos para Setembro, se estiverem a guardar as edições BD que realmente interessam, nomeadamente franco-belga e pelas quais tem responsabilidades, para as lançarem em Outubro aquando do FIBDA, porque doutra forma esta ASA (ou será Leya) tem sido de um desapontamento total.

crucios disse...

PORRA n havia piores mangas para escolher...(frustrado)

Anónimo disse...

Pelo menos são baratas. :)

": o site e respectivas news letters continuam a ser uma bela trapalhada"

Se escluires os antigos sites da devir,alguma editora os tem em condiçoes?????????????

Anónimo disse...

Se tem algum interesse: a Asa/Leya vai editar Humpa-pá o pele vermelha 2, em Novembro.

João Rosa disse...

Meu Deus, tanto manga e forma logo escolher uns que não valem um chavo. A única boa atitude é a de manterem o preço base independentemente dos número de páginas.

Nuno Amado disse...

Tu és o "special-one" ! LooL
Recebeste essa maravilha na caixa do correio.... a mim não devem deixar nada de certeza! Um dia destes vou publicar o teor dos mails trocados entre mim a Sra editora! Aquela coisa do cliente é para tratar bem ... enfim ... acho que é uma coisa que eu possa dizer que tenha recebido dessa editora!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Desses mostrados aí só gosto do Warcraft e o De Profundis, o primeiro porque gosto dessas histórias e faz-me lembrar um jogo que costumava jogar (e não, não é o jogo em que o livro se baseia) e o segundo porque algo do Miguelanxo Prado é sempre uma boa compra. ;-)

Já os restantes não fazem muito o meu estilo. :-P

refemdabd disse...

Bem, esperava mais alguma polémica, mas já tanta tinta correu sobre o comportamento editorial da ASA/BD e o quase autistico relacionamento com o seu público que pouco mais haveria a dizer.

Como suspeitava, os títulos de Manga que aí vêm não são realmente os melhores (de acordo com os especialistas nesta matéria que aqui opinaram).

Não sabia do Humpá-Pá, mas aqui temos (outra vez) mais do mesmo: quem tem na sua colecção os álbuns da Íbis e da Meribérica creio que já leu todas as aventuras do hercúleo pele-vermelha e seu afectado companheiro (se estiver enganado, por favor corrijam-me). Para os que não os têm e não querem gastar uma pequena fortuna (Íbis), são muito bem vindos, pois claro. Venham mais, pois então.

Quanto a ser o "special-one" :-)
Não me sinto como tal, mas fico ainda mais surpreendido por ter sido o único (pelo menos, de nós) a ter recebido o mail. Talvez este blog seja acompanhado por alguém da ASA, e isso definitivamente honra-me. Não que eu, unicamente, consiga de alguma forma influenciar quem quer que seja na respectiva Editora. Provavelmente (gosto de acreditar) todos nós temos uma palavra a dizer à ASA e a outras quando estas decidirem o que fazer. Já me dirigi à ASA, por mail, em mais de uma ocasião e fui sempre cordialmente correspondido, se bem que não tenha ficado convencido de alguns argumentos (mas isso é outra história); mas não posso deixar de escrever, fazendo justiça, que fiquei sempre bem impressionado com o tratamento que gentilmente me concederam.
Também, como noutras ocasiões tive a oportunidade de escrever, nem tudo é mau na ASA; reitero aqui o que já escrevi: a ASA continua muito forte no plano editorial de BD e dá a oportunidade aos futuros e actuais bedéfilos de começarem e continuarem a adquirir maravilhosos álbuns de autores que se poderiam arriscar a cair no esquecimento (mesmo que achemos que seja “mais do mesmo”), tendo um papel relevante nas gerações mais recentes e no respectivo gosto pela BD. As suas iniciativas em conjunto com o jornal Publico também têm sido de louvar (salvo uma excepção): o Spirou e a actual do Blueberry (talvez venha uma segunda do Blueberry, completando toda a colecção). Temos que compreender que o nosso mercado é um tanto ou quanto (para ser generoso) ingrato. Mas dito isto, nem tudo está bem, longe disso...a ASA tem, na minha opinião (que não é nem pretende ser humilde), que ponderar muito bem o que quer fazer à sua recheada carteira de séries adquiridas à Dargaud (em especial) e não nos deixar mal como fiéis clientes (que até somos).

Se depois disto me enviarem mais algum mail com os futuros lançamentos (espero que sim), irei continuar a escrever o que eu sinceramente penso, seja mais ou seja menos positivo.

Kitt, não é exclusivo da ASA ter um site mau, é verdade, mas era desta que tratávamos. Outras também poderiam ser alvo de criticas, é verdade...a seu tempo serão.

Nuno Amado disse...

Special-one :P
Não te ofendas... era a brincar!

refemdabd disse...

Não me ofendi nada mesmo...até me senti a inchar um bocadinho...hehehe!!!

Anónimo disse...

"Kitt, não é exclusivo da ASA ter um site mau, é verdade, mas era desta que tratávamos. Outras também poderiam ser alvo de criticas, é verdade...a seu tempo serão"

Mas quando é ASA tudo serve para pegar,ate ja as vi culparem 2 vezes por algo que não editou.
Mas para outras editoras "graxa" é as duzias.

refemdabd disse...

hehehe! Às vezes, paga o justo pelo pecador. É como eu dizia, tento ser o mais justo possível (embora reconheça que eu não seja perfeito, longe disso), daí apontar os pontos negativos - com alguma mágoa, confesso - e os pontos positivos também.

Quanto aos sites, tens razão. A Vitamina BD também tem uma página no site da BDMania que não é actualizada há muito tempo; mas a news letter lá vai aparecendo no da BDMania; pessoalmente gostaria de ver mais do Pedro Silva nessa páginas, mas compreendo que não se pode comparar a operação da Vitamina com a da ASA e depois não promete o que depois não vai cumprir; isto porque o Pedro é praticamente "one man show", com mais de uma responsabilidade, e sempre me gentilmente correspondeu quando interpelado com qualquer questão quanto a futuras edições (há semelhança com a Maria José Pereira).
Outras editoras nem valem a pena aqui serem referidas (abro excepção à Gradiva que tem uma boa news-letter e um site muito user-friendly que te permite registar e receber a dita cuja com muita regularidade; aliás o da ASA também te permite o registo). Mas sabes como é: aqui não se bate no mais fraquinho...aqui dá-se pancada no mais poderoso, i.e., naquele com mais meios ;-)

Anónimo disse...

"Quanto aos sites, tens razão. A Vitamina BD também tem uma página no site da BDMania que não é actualizada há muito tempo; mas a news letter lá vai aparecendo no da BDMania; pessoalmente gostaria de ver mais do Pedro Silva nessa páginas, mas compreendo que não se pode comparar a operação da Vitamina com a da ASA"

Não assim tão diferentes a area de bd da ASA é uma coisa minuscula,é a editora mais 2 ou 3,e alguns "agentes livres/tradutores" de vez em quando,completamente separada do resto da editora,é verdade que falta gente,mas tambem faltam leitores,a vitamina/bdmania é igual,a unica diferença é que a ASA tem uma Grafica propria em Rio Tinto,e a vitamina/bdmania não tem e utiza graficas na Polonia,China,etc
Mas a vitamina/bdmania devia ter um site estilo Devir com tudo actualizado,precos,ediçoes,locais de venda,etc
Em vez disso é que se ve um blog desactualizado e uma pagina actualizada mensalmente.
Não conhecia o site da Gradiva muito bom. :)

Anónimo disse...

E como é obvio a ASA tambem devia actualizar o site.

Nuno Amado disse...

No campo dos sites tenho a dizer que o da BDmania/ Vitamina BD e dos piorzinhos... poderiam vender bastante mais se estivesse actulizações frequentes... minha opinião!

refemdabd disse...

Concordo pelo ponto de vista que teriam muito a ganhar (penso eu, não sei se eles já pensaram nisso e chegaram à conclusão que não seria proveitoso)se tivessesm uma loja online. Tem muitas estatuetas, action figures, t-shirts, e muito mais coisas a ganharem pó que teriam muito mais saída se estivessem disponíveis online para o País todo (porque Portugal não é só Lisboa, naturalmente.

Anónimo disse...

"(porque Portugal não é só Lisboa, naturalmente."

Mas vezes parece,ha mais uma loja antiga de comics que esta assim a do POrto Mundo Fantasma era outra que beneficava e muito (Comics,Tpbs,etc)de uma loja on-line.
E que por acaso quando voltei a colecionar tinha outro nome e ja na epoca com os importados a queixa era a mesma.Pelo menos o blog deles é actualizado. :)

João Rosa disse...

Quanto aos sites, o melhor site editorial que alguma vez se fez foi o da Devir. Tinha lá todo o material com sinopses e tudo (cortesia do Hugo Jesus).